• WCorp Software

4 Dicas de como ter sucesso no Black Month


Vender mais e melhor é o objetivo de toda empresa no Black Month.


Pensando nisso, separamos 4 dicas que farão você ter sucesso com as vendas nesse mês. Vamos ao que interessa!


Dica nº 1: Tempo Médio de Estoque


A primeira dica que vamos te dar faz referência ao tempo que você leva para vender todo o seu estoque. No período pré Black Month, é comum receber propostas encantadoras de fornecedores a respeito da quantidade de produtos, por um preço reduzido ou algum desconto para compras acima de determinados volumes.


Nesta situação, o que está acontecendo é que o seu fornecedor está transferindo o problema de capital de giro dele para você, ao se livrar do estoque parado.

Se a sua empresa registra um histórico de vendas de 500 produtos ao mês, muito provavelmente ela não estará preparada para receber 1500 pedidos em apenas um dia de evento, concorda?


Dessa forma, muitos lojistas entram na lógica de acreditar que um maior estoque é bom, quando na verdade eles estão com um capital imobilizado em forma de produtos.

O dinheiro investido nessa enorme compra, poderia ser aplicado em melhorias processuais, aquisição de novos produtos e até ser a reserva de emergência que você pode precisar.


Dito isto, compre apenas a quantidade necessária de produtos e busque aumentar a quantidade de vezes em que você compra do seu fornecedor. Como por exemplo, se o estoque de um produto leva 7 dias para ser totalmente vendido, é interessante comprá-lo a cada 6/7 dias, ao invés de fazer um estoque para 2 meses. Através da calculadora que vamos disponibilizar ao fim desta conversa, será possível ver na prática os resultados dessas mudanças.


Dica nº 2: Prazo Médio de Pagamento a Fornecedor


A segunda dica que vai te ajudar a ter sucesso no Black Month é o prazo de pagamento aos fornecedores. Há pouco, nós falamos dos descontos oferecidos pelos fornecedores e na maioria deles, o pagamento à vista é uma das condições.


Quando olhamos essa prática pensando no caixa da empresa, estamos vendo o dinheiro sair da conta bancária rapidamente e não voltar na mesma proporção. A medida em que temos estoque congelado e políticas de recebimento com prazos estendidos, estamos aumentando o tamanho do problema financeiro.


E isso é um perigo, pois em algum momento não haverá dinheiro suficiente em caixa para manter as operações da empresa, ou seja, estaremos lidando com um problema de capital de giro. Logo, cultive uma boa relação com seus fornecedores e procure negociar prazos e condições de pagamento que prolonguem o tempo em que o dinheiro fique no caixa da empresa.


O que é melhor: Pagar à vista, sem receber o valor das vendas ainda ou receber adiantado e só pagar o produto após um certo tempo?


Com essa pergunta, abrimos caminho para a terceira dica.


Dica nº 3: Tempo Médio de Recebimento


Para reduzir a necessidade de capital de giro, a terceira dica que devemos seguir é encurtar o tempo de recebimento, ou seja, buscar formas de adiantar os recebíveis.


Como mencionamos anteriormente, ao receber o valor das vendas adiantado, estaremos agilizando a entrada de caixa. E se seguirmos a segunda dica, estaremos realizando uma venda, antes mesmo de pagá-la, criando um cenário de geração de caixa.


Políticas como: descontos irresistíveis de 10, 15, 20% para pagamentos no boleto e débito, transferência bancária e até antecipação de recebíveis são recomendáveis. Ao seguir essa estratégia, é preciso ter em mente que qualquer despesa ou algum eventual desconto deve ser levado em consideração na sua precificação.


Dica nº 4: Utilize o WCorp


Todas essas dicas acima serão realizadas da melhor forma possível se utilizar o WCorp na empresa. Automatizando todos esses processos da melhor forma com o WCorp sua empresa terá melhor conversão de vendas nesse black month!


Agende uma apresentação com a gente!!


#wcorp #wcorpsoftware #homeoffice #sistemadegestão #erp #softwaredegestão #industria #distribuição #softwareerp #sistemaerp #emitirnfe #notafiscal #gestãoempresarial #cte #mdfe #sped #blocok #erpnanuvem #produção #industria4.0 #industria40 #automacao #estoque #ordemdeprodução #apontamento #apontamentodeprodução #fluxodecaixa #relatorio #BlackMonth

10 visualizações0 comentário