• WCorp Software

Produção puxada ou empurrada?


Em momentos como os que estamos vivendo que surgem as oportunidades de inovação, por isso focar em melhorar e entender os processos de produção se torna cada vez mais importante para quem quer aumentar ainda mais seus resultados.


Por isso, no blog de hoje você irá entender as diferenças entre produção puxada e produção empurrada, que pode fazer com que o gestor aumente a produtividade, reduza estoques e a falta de produtos, reduza seus custos operacionais.


Primeiro vamos ao conceito deste tema para esclarecer:


Produção empurrada, do inglês “push system” é um processo de planejamento de produção que se baseia em uma previsão do que haverá de demanda (ordens de produção), onde cada processo é responsável por produzir uma certa quantidade independente do que será consumido no processo seguinte. Ou seja, a produção empurrada é um dos modelos de produção clássicos que teve origem na primeira revolução industrial. Sua base é feita para que, na linha de produção, cada item seja produzido e empurrado para a próxima etapa.


A produção puxada vem do inglês “pull system”, e é um processo de produção onde cada etapa da fabricação “puxa” a etapa do processo anterior, na qual a ordem de produção sai a partir da solicitação dos clientes para só então ser realizada. Sendo assim, diferente do processo de produção empurrada, aqui é levado ao literal o conceito de produção "Just in Time", que referência o modo de produzir realizado de forma a entregar ao cliente o que ele precisa, na quantidade e na hora que ele deseja.


No ERP WCorp é possível realizar os dois processos de produção, primeiramente demonstraremos a produção empurrada:


Criamos aqui uma ordem de produção para atender uma solicitação do estoque, primeiramente acessando o módulo de produção e aba ordem de produção.

Nela já possuímos pré-cadastros para que assim seja possível realizar o processo de produção.


Demonstraremos agora o processo de produção puxada:


Como esse processo é realizado através da demanda dos clientes, vamos acessar primeiro o módulo comercial e inserir um pedido de venda.

E partir desse pedido de venda vamos gerar uma ordem de produção.

Sendo assim, a rastreabilidade do processo de uma ordem de produção a um pedido de venda já está relacionado.


Fiquem atentos aos próximos blogs, no qual abordaremos mais sobre como funciona o módulo de produção no WCorp Software.


Assistam nosso vídeo explicativo no qual demonstramos com mais detalhes os dois processos de produção no WCorp:



#wcorp #wcorpsoftware #homeoffice #sistemadegestão #erp #softwaredegestão #industria #distribuição #softwareerp #sistemaerp #emitirnfe #notafiscal #gestãoempresarial #cte #mdfe #sped #blocok #erpnanuvem #produção #industria4.0 #industria40 #automacao #estoque #produçãopuxada #produçãoempurrada #ordemdeprodução