• WCorp Software

Baixa de boletos automatizados com CNAB


Quando falamos em contas a receber, o boleto bancário é um dos meios de pagamento mais solicitados por empresas.


E assim como outras várias formas de pagamento, o boleto bancário também depende de uma série de procedimentos para que funcione corretamente.


Tudo começa com o envio do arquivo de remessa – que contém todas as informações necessárias para que o banco registre esse (s) boleto (s). (como explicamos no blog anterior)


E termina com a devolução de um arquivo de retorno, que indica a última etapa do ciclo de gestão, sendo enviado pela instituição bancária.


Todo esse processo pode ser automatizado e facilitado através de um ERP.



Primeiramente entenda o que é um arquivo de retorno:


O arquivo de retorno é aquele disponibilizado pelos bancos em formato específico – geralmente em extensão .RET – para a realização da conciliação bancária.


Por meio dele é possível saber quem pagou ou não pelos produtos ou serviços prestados, sem depender de trabalhos manuais para isso.


Ele é enviado como contrapartida pelo banco, com o resultado de todo o processamento: informações de autorização e/ou rejeição, assim como de liquidação dos boletos.



Agora demonstraremos como funciona esse processo automatizado no ERP WCorp:


Seguindo todo processo já feito anteriormente no blog da última semana, acessamos a tela “financeiro” e aba “ferramentas CNAB”.


Dentro da “Ferramentas CNAB” selecionamos a opção “Leitura do Arquivo de retorno”


Depois disso é só selecionar o arquivo de retorno baixado no site do banco e salvar, assim o ERP faz a leitura e automaticamente atualiza o status do “contas a receber” para pago.


Falamos mais sobre esse assunto no vídeo abaixo:


#wcorp #wcorpsoftware #homeoffice #sistemadegestão #erp #softwaredegestão #industria #distribuição #softwareerp #sistemaerp #emitirnfe #notafiscal #gestãoempresarial #cte #mdfe #sped #blocok #erpnanuvem #boletobancario #contasareceber #ferramentacnab #cnab #gestãofinanceira #automatizaçãofinanceira #processofinanceiro #arquivoderetorno

27 visualizações0 comentário