• WCorp Software

Como emitir boleto bancário!

Uma das maiores facilidades que o WCorp pode oferecer aos seus clientes é a emissão de boleto bancário, tudo feito de uma forma muito simples e prática. O ERP possui integração CNAB com vários bancos, permitindo a emissão de boletos e remessas, além do processamento de retornos para conciliação financeira. Veja o passo a passo para compreender como é simples fazer a configuração e emissão de boletos.


1) Acessar o WCorp:


O primeiro passo é acessar a ferramenta CNAB no menu Financeiro. Feito isso é a vez de configurar escolhendo a conta correspondente, clicando em Conta.

Antes de iniciar é necessário que você possua uma carteira de cobrança contratada junto ao banco para permitir que sua conta bancária receba pagamentos por boleto.


2) Preencher os dados necessários:


Selecione o cliente, a nota fiscal do pedido, estabeleça as datas de início e fim de vencimento a serem preenchidos e a condição de pagamento que pode variar dependendo do cliente que está solicitando.

Após preencher os dados, você poderá visualizar todas as informações registradas abaixo de forma clara que só o WCorp permite.


3) Definir as operações:


O próximo passo é definir opções adicionais para as operações com boleto no WCorp.

Protestar após: definir a quantidade de dias;

Multa de atraso: definir o valor da multa em caso de atraso de pagamento;

Juros: definir o valor de juros diário;

Mensagem Multa: redigir a mensagem que aparecerá em caso de multa;

Mensagem Mora: redigir a mensagem que aparecerá em caso de juros.


4) Gerar os arquivos:


Para gerar os arquivos é necessário ter previamente cadastrado algum cliente Cadastros – Clientes e fornecedor. Após isso, basta preencher os campos restantes, como o valor e o número do primeiro boleto. Estes devem ser preenchidos com valores maiores que zero, e o vencimento inicial deve ser maior ou igual a data atual.

Após preencher os campos, você pode optar por baixar os boletos e a remessa de testar ou envia os arquivos sem precisar baixá-los. Clicando em Enviar arquivos por e-mail, será solicitado o endereço eletrônico do responsável pela homologação, alguém do banco. Ou se preferir, a título de teste, pode inserir outro e-mail para enviar uma cópia dos arquivos teste


5) Incluir remessa:


Suas contas a receber serão listadas. Você pode filtrar apenas as contas que possuam o portador bancário selecionado ou apenas as contas que já tiveram seu boleto emitido. Também pode incluir títulos sem portador em sua remessa, e a conta bancária selecionada será atribuída como o portador destes títulos ao salvar a remessa. Após esse passo, basta conferir a conta que deseja gerar a remessa e salvar a alteração.


A sua remessa aparecerá na lista de remessas, selecione-a e clique em Gerar remessa para baixar o arquivo. Se quiser pode importa-lo no sistema de seu banco e aguardar o arquivo de retorno.


Também é possível remover um título de remessa para incluir em outra. Basta utilizar a opção Retirar da remessa e após acessar novamente a remessa para poder conferir a informação do que foi removido.


6) Importar retornos:


O banco irá disponibilizar um arquivo de retorno contendo atualizações referente aos títulos enviados na remessa: confirmação de entrada, liquidação, pendências e tarifas. Este arquivo será importado no WCorp para conciliar suas contas.


Para fazer a importação de retorno, acesse o módulo Financeiro –Ferramenta CNAB – Leitura do arquivo de retorno e clique em selecionar arquivo de retorno. Ao clicar em Ler Retorno será solicitado a conta bancária correspondente ao arquivo de retorno. Antes de procurar o arquivo, selecione as opções desejadas referente a categorias e a liquidação dos títulos e das tarifas. Quando o arquivo for importado será informado um resumo do processamento do retorno, podendo ser possível conferir se houveram liquidações, lançamentos, lançamentos de tarifas, entradas confirmadas e outras ocorrências. Depois é só salvar.


7) Emitir boleto:


O passo final é a emissão de boletos, que é feita na opção Criar Boleto dentro do menu de contexto de cada conta, clicando em Financeiro – Ferramentas CNAB. Aqui também é possível enviá-lo por e-mail para seu cliente. Preencha com as informações para que o envio seja efetuado e pronto, seu boleto será emitido com sucesso!


Veja aqui também um vídeo explicando o passo a passo para a emissão de boletos no WCorp.


É muita facilidade e acesso. Acesse o conteúdo com o passo a passo e faça um teste com o WCorp por 15 dias grátis e experimente todos os benefícios e facilidades.


#wcorp #wcorpsoftware #homeoffice #sistemadegestão #erp #softwaredegestão #industria #distribuição #softwareerp #sistemaerp #emitirnfe #notafiscal #gestãoempresarial #cte #mdfe #sped #blocok #erpnanuvem #produção #industria4.0 #industria40 #automacao #estoque #ordemdeprodução #apontamento #apontamentodeprodução #fluxodecaixa #relatorio

24 visualizações0 comentário