• WCorp Software

Como fazer o fluxo de caixa da sua empresa


O planejamento do fluxo de caixa é um dos principais passos para as empresas conquistarem uma gestão financeira saudável e organizada. Pois, dessa forma, o gestor consegue ter o controle das movimentações sobre entradas e saídas, por exemplo.


E, nos dias atuais, esse tipo de gerenciamento é ainda mais simples, porque as demandas são facilmente otimizadas pelos softwares de gestão ERP como o WCorp. Na correria do dia a dia, eles são muito importantes, porque deixam tudo em ordem, facilitando as tomadas de decisão na empresa.


Na introdução desse blog vamos estabelecer primeiramente noções básicas:


- O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um recurso / relatório que informa e controla as movimentações financeiras de dinheiro da empresa.

Esse recurso permite analisar, revisar e, até mesmo, realizar previsões da realidade financeira de curto, médio e longo prazos, já que os dados informam referências importantes, como contas a pagar e receber.

Dessa maneira, temos a chance de investir, negociar e planejar, sem comprometer a estabilidade do orçamento da empresa.


- Para que serve?

O fluxo de caixa é um relatório que traz segurança na hora de planejar. Por meio dele, o responsável visualiza, analisa, calcula, prevê e controla as movimentações futuras, já que ele permite a identificação daquilo que falta e sobra no caixa. Em geral, o fluxo de caixa é composto por: entrada, saída e saldo.


Agora vamos ao principal assunto desse blog:


- Como fazer o fluxo de caixa funcionar?

O fluxo de caixa pode ser feito manualmente, por meio de planilhas do Excel, agendas e cadernos. No entanto, esse método não é muito confiável, uma vez que potencializa as chances de erros no fluxo de caixa. O recomendado é que você faça isso utilizando softwares específicos. Para começar:

- Registre diariamente as entradas e saídas;

- Planeje recebimentos e pagamentos futuros;

- Verifique o saldo diariamente;

- Avalie a necessidade de capital de giro, em caso de déficit;

- Decida pela aplicação de recursos e investimentos quando a situação favorecer.


O fluxo de caixa traz diversos benefícios para a empresa, ao conhecer o fluxo de caixa da sua empresa e, assim, saber exatamente o que fazer com as informações geradas, você pode, por exemplo, anteceder as tomadas de decisão ocasionando vantagens competitivas. Traz também a capacidade de evitar desperdícios, garante uma organização contábil melhor e permite tomadas de decisões ainda melhores.


O fluxo de caixa positivo é a meta de qualquer empreendedor. No entanto, para chegar nesse objetivo é preciso disciplina e observação apurada, lembre-se que uma gestão eficaz também está nas boas parcerias e uso de soluções eficientes e simples como o WCorp, um ERP que ajuda a organizar o seu negócio. São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores, controle de serviços, gestão de produção e muito mais.


Verifique no nosso canal no Youtube o vídeo sobre como funciona o fluxo de caixa no WCorp:

Se você ainda não é cliente WCorp, faça um teste grátis por 15 dias e confira na prática os benefícios de utilizar um software de gestão ERP que trabalha em favor do seu negócio. Entre em contato conosco!


#wcorp #wcorpsoftware #homeoffice #sistemadegestão #erp #softwaredegestão #industria #distribuição #softwareerp #sistemaerp #emitirnfe #notafiscal #gestãoempresarial #cte #mdfe #sped #blocok #erpnanuvem #produção #industria4.0 #industria40 #automacao #estoque #ordemdeprodução #apontamento #apontamentodeprodução #fluxodecaixa #relatorio