• WCorp Software

Como programar seus serviços pode melhorar a gestão da sua empresa.


A ordem de serviço (OS) trata de uma documentação encarregada de fazer uma ponte entre a comunicação interna da empresa e uma tarefa que precise ser executada. Portanto, fazer um bom controle de ordem de serviço é fundamental para o andamento dos processos.


Uma vez que a OS formaliza o serviço que será realizado, cabe a ela repassar esse pedido para todos os setores responsáveis dentro da organização, e para garantir o sucesso e organização, o controle deve ser bem feito.


A emissão de ordens de serviço é importante para a gestão do negócio, para os colaboradores e para os clientes. Seu controle é essencial para estabelecer os processos internos que serão colocados em prática, reunindo informações fornecidas pelo cliente.


A partir do momento em que se tem conhecimento do que deve ser feito, é realizado um parecer do técnico responsável pela demanda, com os materiais, equipamentos e operações que serão necessários para realização do serviço. Uma boa ordem de serviço deve contar com:


- Tipo de ordem de serviço;

- Nome do cliente ou número do contrato;

- Data de início e fim planejado para o serviço;

- Status da ordem de serviço;

- Equipamentos e materiais que serão utilizados,

- Nota fiscal relacionada;

- Detalhes do serviço realizado;

- Observações;

- Custos da realização;

- E o bônus de inserir imagem ou documento para tornar ainda mais visual.


Com todos esses detalhes esclarecidos, é possível fazer ter uma maior visualização do que precisa ser realizado. Além de que todas as informações inseridas alimentam o sistema e trazem todo o histórico descrito em relatórios que facilitam ainda mais.


Os riscos de retrabalho são consideravelmente reduzidos, uma vez que o controle de ordem de serviço é forte aliado para sua conclusão e entrega dentro do prazo, além de contribuir para uma boa gestão de estoque e gestão financeira.


Vale lembrar que, em um caso de serviço de consultoria, assistência técnica ou até mesmo troca de produtos, a OS também serve para registrar divergências ou um defeito, facilitando a sua a resolução e preparando a equipe para possíveis repetições do problema.


Otimizações para o controle de ordem de serviço


Alguns pontos que se mantêm iguais em todas as empresas são:

- A numeração da OS, para que sejam diferenciadas e facilitem o controle;

- Descrições, como o valor do serviço realizado;

- Indicação dos materiais usados e o tempo gasto para sua conclusão;

- Registro com um número único e intransferível, juntamente com sua data de processamento, identificação e cargo exercido pelo emissor da ordem;

- Relatórios sintéticos e analíticos de ordens de serviço planejadas e finalizadas.


Os setores responsáveis pela tarefa também precisam inserir informações com o caminho percorrido pelo produto, como e onde o serviço foi executado, contendo informações de data e horários de entrada e saída dos responsáveis, com a assinatura do líder da equipe.


Com todos os pontos alinhados, é possível obter um panorama geral sobre a produtividade do negócio, com indicadores de desempenho e eficiência de cada colaborador envolvido. A partir daí ações para otimização e aperfeiçoamento podem ser colocadas em prática, para que seus serviços melhorem cada vez mais.


Logo, não é difícil imaginar que cuidar de tudo isso manualmente é altamente complexo e arriscado, uma vez que os dados podem ser modificados, atrasados ou até mesmo perdidos durante a rotina, gerando grandes prejuízos. Por isso, é ideal contar com um software para ordem de serviço, como o WCorp Software.


Aprenda mais sobre esse assunto acessando nosso vídeo explicativo:

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