• WCorp Software

O que é Natureza da Operação?


A natureza da operação (NOP) é o termo que identifica a operação comercial que está sendo efetuada no tempo da emissão dos variados tipos de notas fiscais.


Ou seja, você irá identificar a descrição da operação, como por exemplo:


Venda ou compra de mercadoria;

Prestação de Serviço;

Devolução de mercadoria;

Remessa;

Importação ou exportação;

Retorno.


O seu cliente favorito vai até a sua empresa em compra um eletrodoméstico. Na hora de emitir a nota fiscal desta transação, você deve informar no campo natureza da operação, que a negociação foi uma “venda”.


Porém, este mesmo cliente retorna à sua empresa para devolver aquele eletrodoméstico, por ele estar com algum defeito. Na nota fiscal que você emitir, então, deve constar que a natureza da operação é uma “devolução”.

Neste caso, também, a natureza da operação pode ser uma “troca” caso o cliente deseje apenas trocar o aparelho com defeito por outro que outras condições.


Natureza da operação e CFOP: quais são as diferenças


A confusão entre os dois termos pode causar bastante incômodo no caso de um preenchimento errado, por isso, é bom estar atento às diferenças entre cada uma das funções.


Como dissemos, a natureza da operação identifica exatamente o que o nome indica: o tipo de transação.


Já o CFOP, ou, Código Fiscal de Operações e Prestações identifica se uma operação é uma entrada ou uma saída de produtos, bem como, se a circulação desses produtos acontece dentro ou fora do estado.


O ideal é que sua empresa tenha um bom software de gestão empresarial para que não haja risco de erros na hora de preencher estes campos.


Natureza da operação na Nota Fiscal Eletrônica


Saber a diferença entre natureza da operação e CFOP é importante a partir do momento em que você precisa emitir suas notas fiscais. No caso de a sua empresa ter um bom de sistema ERP a tarefa fica simplificada, uma vez que, geralmente o campo de natureza da operação é preenchido automaticamente depois que você preenche o campo de CFOP.


Isso minimiza a possibilidade de erros de preenchimento e ganhasse tempo operacional, pois não vai precisar digitar essa informação a todo momento em que for realizar emissão de nota fiscal eletrônica.


Investir em um bom software de gestão, como o WCorp, pode ser vantajoso, já que além de agilizar a emissão de notas fiscais, o software automatiza o processo de todas as áreas da sua empresa.


Acompanhe também nosso canal no Youtube, no qual ensinamos como cadastrar a natureza de operação no WCorp:


#wcorp #wcorpsoftware #homeoffice #sistemadegestão #erp #softwaredegestão #industria #distribuição #softwareerp #sistemaerp #emitirnfe #notafisca #gestãoempresarial #cte #mdfe #sped #blocok #erpnanuvem #recursoswcorp #gestãofinanceira #gestãodeserviços #nfs #naturezadeoperação