• WCorp Software

Redução nos custos da operação com Gestão de Armazéns

Garantir o equilíbrio entre oferta e demanda é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de uma empresa. E entender bem sobre os custos do seu processo pode ser decisivo para um balanço positivo.


O custo de armazenagem compõe uma etapa logística na gestão do estoque e se refere as despesas que um produto gera para manter-se na empresa antes de ser vendido. Isso significa que a armazenagem influencia diretamente em sua precificação, e neste caso, quanto mais alto seu custo, maior será o valor para cliente final.


Todos os elementos relacionados ao processo de estocagem de material devem ser levados em consideração para compor seu custo de armazenagem. E entender onde estão estes custos é importante para saber onde é possível economizar.


E você sabe quais são os custos de armazenagem que você provavelmente paga?


- Estrutura

Sua estrutura afeta diretamente o custo, deve-se levar em consideração valores de impostos anuais como IPTU ou valor da locação. Um estoque mal dimensionado é um fator crucial para o mau desempenho financeiro de sua empresa, por isso aconselhamos fortemente a realização de inventário para poder definir um estoque que comporte todo seu material, sem excessos ou escassez.


- Manutenção

Em seu planejamento financeiro é importante levar em consideração o fator de depreciação dos equipamentos necessários que compõe seu processo. Saber o tempo de vida útil de seu maquinário é essencial para realizar seu cálculo de forma mais assertiva.


- Mão de Obra

Para que a operação aconteça, é necessário destinar parte dos seus recursos para pagamento de toda mão de obra responsável pelo processo.


- Operação

Toda e qualquer etapa organizacional deve ser contabilizada. Entenda todo seu processo realizado no estoque. Isso inclui calcular o preço de cada serviço, como movimentações internas, separação de materiais, carregamentos e transportes.


- Demais Custos

Não esqueça de levar em consideração custos adicionais para que seu processo possa funcionar, como água, luz, internet. seguro e etc.


Após entender os diversos fatores que uma empresa pode apresentar, é necessário analisar os dados levantados para otimizar seus custos.


Faça um bom planejamento, levante detalhadamente os dados de cada operação, saiba quanto custa e quanto tempo leva em cada etapa do seu processo.


Fique atento aos desperdícios, no dia a dia estes gastos podem parecer pequenos, mas analise esse desperdício ao longo de um ano e você perceberá que uma simples atitude pode te economizar muito dinheiro.


Avalie seu estoque, a prateleira cheia não é sinônimo de empresa próspera, saiba projetar seu estoque de forma que não falte nem sobre produtos. Para isso é necessário realizar o inventário da sua empresa.


Esse conteúdo foi relevante para você? Compartilhe e ajude mais pessoas a alcançar o conhecimento!


#gestaoestoque #softwaredegestao #erp

5 visualizações1 comentário

© 2020 por WaveConcept Software